Antibiótico faz mal para saúde?

Não é que o antibiótico faz mal para a saúde, mas o seu uso indevido, pode fazer mais mal do que bem.

Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. O uso indiscriminado ocorre quando os antibióticos são usados para tratar infecções que não são causadas por bactérias, como resfriados, por exemplo; quando tomados em doses incorretas e quando o tempo de tratamento é inadequado.

USO EXCESSIVO DE MEDICAMENTO
A resistência antimicrobiana acontece quando os microorganismos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) sofre mutações ao serem expostos aos antimicrobianos e se tornam resistentes aos medicamentos utilizados para seu tratamento, pondo em perigo a eficácia do tratamento de uma série cada vez maior de infecções, como infecções do trato respiratório, infecções sexualmente transmissíveis e infecções do trato urinário.

O uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte.

Os impactos da resistência antimicrobiana são graves e preocupantes. Quando os microrganismos se tornam resistentes aos medicamentos, as infecções podem se tornar mais difíceis e até impossíveis de tratar. Isso pode levar a doenças mais graves, hospitalizações prolongadas, incapacidade permanente e até morte.

A resistência antimicrobiana também pode aumentar os custos de saúde, pois as opções de tratamento se tornam limitadas e mais caras. É importante lembrar que a resistência antimicrobiana é um problema global e que todos nós podemos contribuir para a sua prevenção. Como você pode ajudar?

COMO PREVENIR
– evitar a automedicação: utilizar medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde pode ser perigoso;
– utilização correta: use seus medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada;
– descarte e armazenamento adequados: descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos;
– esclareça suas dúvidas: não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico infectologista.

Para agendar a sua consulta, clique aqui

Blog | Dra. Juliana Correia

Sobre | Dra. Juliana Correia

Prazer, sou Juliana Correia, médica há mais de 15 anos e especialista em Infectologia. Sempre fui estudiosa e boa aluna, a paixão pela leitura eu carrego desde criança. Na minha família não tinha nenhum médico, mas eu me lembro que eu sempre fui encantada pela profissão e dizia que um dia eu seria a primeira médica da casa.

Saiba mais