As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) continuam a causar altas taxas de infecções em todo o mundo. De acordo com estimativas globais, mais de 1 milhão de ISTs curáveis são adquiridas todos os dias em todo o mundo. Quando não tratadas, certas IST podem levar a desfechos irreversíveis a longo prazo, como dor pélvica crônica, cânceres, infertilidade, gravidez adversa e complicações congênitas, algumas das quais podem ser potencialmente fatais.
PRINCIPAIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
HIV/AIDS
HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids (da sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.
GONORREIA
Dor e ardência são sinais comuns. A infecção se manifesta de formas diferentes em homens e mulheres.
CLAMÍDIA
Na maioria das vezes causa infecção nos órgãos genitais, mas pode afetar também a garganta e os olhos.
SÍFILIS
Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
VAGINITE por Trichomonas (tricomoníase)
Ela pode causar um corrimento verde ou amarelo, que pode ser abundante, ter odor fétido e ser acompanhado de coceira ou irritação.
PREVENÇÃO
O sexo com camisinha é o método mais eficiente para prevenir as ISTs. Mantenha seu acompanhamento médico e exames anuais em dia!